Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Versão Final do Robô

Depois de muito trabalho terminei  o robô, agora tudo está dentro de uma caixa preta (heheh), e bem menos feio .... 


Dê uma olhada no vídeo:



Outras informações veja os outros posts:
http://danilodene.blogspot.com/2011/07/um-robo-que-separa-lixo.html
http://danilodene.blogspot.com/2011/07/autonomous-recycling-robot.html

domingo, 21 de agosto de 2011

Utilizando o touchOSC





O que é o TouchOSC?
Ele é um app disponível para Android para IOS, que permite enviar e receber comandos através de uma rede wireless. O comandos são recebidos pelo computador e você pode processar como você quiser. Por exemplo você pode apertar um terminado botão do iPhone ele executa um aplicativo no seu computador.
Esses comandos você pode personalizar de acordo com suas necessidades.

Através de uma ferramenta fornecida por eles, o TouchOSC Editor,  é possível alterar o layout do app, criando várias telas de acordo com a aplicação.

Para entender melhor fiz um vídeo, dêem uma olhada:


Conforme o vídeo abaixo, com esse aplicativo foi possível controlar o meu robô através do iPhone, tendo um controle total e mais ágil do mesmo.






Nesse exemplo eu utilizei o aplicativo TouchOSC para mandar os comandos, para receber e processar os comando foi utilizado "Processing"  que por sua vez comunicou com o Arduino através de Xbee.

Código Fonte  tanto do processing e do Arduino disponível aqui
Site do touchOSC 

domingo, 31 de julho de 2011

Um ‘robô’ que separa lixo

Foto(s): Marcos Limonti/Comércio da Franca
Data: 31/07/2011




Danilo Ferreira Roncari e Gustavo Amorim Cezarino, são jovens estudantes de 21 anos e estão no 4º ano do curso Ciência da Computação na Unifran (Universidade de Franca). Como iniciativa para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), os dois embarcaram no projeto intitulado “A Utilização da Robótica no Auxílio da Reciclagem do Lixo” que está sendo pensado e desempenhado durante todo o último ano de faculdade.
Esse extenso nome traduz o objetivo de um protótipo robótico, ainda sem nome, de aparência e medidas modestas, mas com objetivo de facilitar e agilizar uma das principais etapas da reciclagem: a separação dos materiais inorgânicos.
 

O projeto que teve início em julho de 2010, já está com 70% da montagem concluída e tem previsão de término para outubro deste ano. Todo o processo de construção foi elaborado manualmente. Para a finalização da montagem, faltam ainda algumas peças importantes. “Uma das peças restante é um microcontrolador, que é o cérebro do robô, e está vindo dos Estados Unidos. Também tem um sensor de distância que está vindo da China. Temos uma grande dificuldade de comprar peças relacionadas a robótica no mercado nacional, os custos são altos”, disse Danilo.
A aquisição de peças se mostrou um obstáculo. Algumas delas procuradas no mercado nacional não foram encontradas e, quando achadas, eram caras.
O grande desafio da jornada, porém, é que até então não existia sensor competente para diferenciar o plástico do vidro. Entre desistir e criar, a opção foi a segunda; eles conseguiram inventar o equipamento que faz essa diferenciação. Para preservar o invento, que ainda não foi patenteado, os detalhes de funcionamento não foram divulgados.
Sobre a escolha do tema, ambos se mostraram preocupados em aliar tecnologia e sustentabilidade. “As questões ambientais estão aí, os problemas na parte de separação do reciclável já tem grande exposição na mídia e se fala muito em TI verde”, disse Gustavo.
 

Quanto a intenção e viabilidade de tornar o protótipo um produto comercial eles explicam e que a intenção existe, mas que para isso teria que haver maior investimento para aprimorar o robô como melhorar o design, encontrar sensores impermeáveis e adicionar um módulo GPS caso seja utilizado em ambientes externos, para ele se orientar.
 

COMO FUNCIONA
A ideia dos jovens é que o robô faça a captação de lixo em ambientes externos como festas de peão e grandes eventos. Por exemplo: após um show o ambiente ficaria todo sujo e o equipamento já em tamanho maior passaria recolhendo e separando o lixo automaticamente. Para isso será necessário investimentos muito maiores do que foi feito até agora no protótipo.

Entenda o robô
A estrutura do protótipo é composta por policarbonato, material semelhante ao acrílico, porém de maior resistência, jogos de sensores na parte frontal que fazem a identificação dos materiais, duas rodas na parte frontal com tração em ambas, duas esferas de plástico na parte traseira, três compartimentos que armazenam o vidro, plástico e alumínio na parte de cima. A estrutura superior do robô, onde é armazenado os materiais, é feita com madeira, possui uma inclinação para que os objetos deslizem para o compartimento desejado. A madeira possui duas aberturas que são utilizadas como compartimentos que armazenam respectivamente vidro e plástico e atrás do robô possui um terceiro compartimento que armazena a lata de alumínio. A bateria que alimenta o protótipo tem as mesma potência que a usada por centrais de alarmes residenciais.
Verbete: TI VERDE- Termo usado para designar ações que envolvam a tecnologia em favor da prática sustentável nas áreas de produção, gerenciamento, uso e descarte dos equipamentos eletrônicos.


Fonte: http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=138666&codigo_categoria=40

Outras fotos e vídeos: http://danilodene.blogspot.com/2011/07/autonomous-recycling-robot.html

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Autonomous Recycling Robot

Esse meu projeto é inspirado em uma competição que ocorreu nos Estados Unidos a  IEEE SouthEastCon 2009




Atualmente o projeto já se encontra na etapa final da montagem, com alguns mecanismos funcionando.
Veja o vídeo abaixo, que mostra maiores detalhes do seu funcionamento:






Let's Make robots : http://letsmakerobots.com/node/28054

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Arduino por u$ 9,95

Chegou hoje meu Arduino duemilanove que eu comprei no ebay a +/- um mês, você já deve estar pensando: "O que quem de mais nisso", o interessante é que eu paguei apenas U$ 9,95 em arduino + o cabo USB.






A primeira vista é igual ao original, mas depois de uns instantes percebi algumas difenças como: o led 13 e Rx na cor vermelha, algumas soldas não muito boas e os conectectores os chamados "Stackable Header " que são um pouco mal feito. Nada disso influencia nos projetos e não posso reclamar de algo tão barato.

O tempo de upload do sketch é igual ao Arduino Original,  o upload do exemplo "BLINK" levou 11s*

Abaixo algumas fotos:





Link do ebay: http://global.ebay.com/Arduino-Duemilanove-ATmega328-AVR-USB-DIY-Robot-board3/250786727691/item



*(computador com Windows 7 32bits, tempo medido desde o click do botão de upload )

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Modificando o Servo TowerPro SG5010

A modificação é para o servo girar continuamente, tanto para direita quanto para esquerda.

A modificação desse servo é bem facil, veja nesse video que eu fiz:




Segue abaixo o código do Arduino para poder encontrar o centro e movimenta-lo:

#include

Servo myservo;  // create servo object to control a servo
int val;    // variable to read the value from the analog pin

void setup(){
  myservo.attach(9);  // attaches the servo on pin 9 to the servo object
  Serial.begin(9600);
}

void loop(){
  // para movimentar o servo para direita, envie qualquer valor menor que 5, pela porta serial
  // para movimentar o servo para esquerda, envie qualquer valor maior que 5, pela porta serial
  // para parar envie o comando 5
  if(Serial.available()>0){
    val = int(Serial.read());            // reads the value of the potentiometer (value between 0 and 1023)
    val = map(val, 49, 57, 0, 179);     // scale it to use it with the servo (value between 0 and 180)
    myservo.write(val);                  // sets the servo position according to the scaled value
  }
}


Logo mais vou postar um robô super fácil de fazer, que estou acabando.