Pesquisar este blog

sábado, 17 de julho de 2010

Alarme GPS

Hoje conclui meu projeto de integrar a alarme do meu carro com o Arduino + um modulo GSM E GPS.

Em poucas palavras ele trabalha da seguinte maneira:

O Arduino checa se a sirene esta soando, se tiver, ele manda um sinal para o modulo GSM E GPS. Que liga para o meu celular e manda um SMS com a sua localização, velocidade e direção. Após, ele aguarda 5 minutos para poder verificar novamente.


Como a minha câmera não é muito boa não deu para ver o que estava escrito na mensagem.



Eu fiz o meu próprio Arduino com as peças da SparkFun seguindo esse tutorial (Link).

 

A diferença é que utilizei um fusível de 500mA, um CI regulador de tensão para garantir que a entrada que é ligada na sirene não ira passar de 5V e  1 Trasistor BD137 para acionar o Modulo GPS.

Eu utilizei a caixa de um AP Ovislink e coloquei dentro Arduino dentro.

Depois fixei o  no carro com velcro em um lugar bem escondido.


O modulo GSM E GPS eu comprei de uma loja (Link) na China.

Para configura-lo segui esse site (Link)

Código fonte Arduino. 


Qualquer duvida pergunte por post.

4 comentários:

  1. amigo muito interessante este seu projeto.

    comprei um rastreador desse recentemente, gostaria de saber se vc tem como me explicar como fazer??

    não conheço nada sobre estas ligações. rss

    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, considere que esse GPS possui um botão de panico, que quando pressionado ele liga para o número cadastrado e envia um SMS para 3 números.

    A ligação que eu fiz foi bem simples, utilizando a própria saída da alarme para a sirene eu liguei em uma das portas do Arduino, ou seja eu coloquei um divisor, um fio no meio que vai para o Arduino. Como a sirene é 12V eu coloquei um SI regulador tensão de 5V para garantir que na porta do Arduino será 5V.

    Existe um rotina que verifica essa porta, caso seja nível alto, ou seja a sirene dispare. O Arduino aciona o botão de panico do GPS, para fazer esse acionamento utilizei um transistor NPN comum mesmo.

    Caso ainda tenha alguma dúvida me pergunte.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. amigo, eu estou querendo bolar um projeto similar a este seu. A minha pergunta é, o próprio alarme não é capaz de acionar este botao do pânico? Existe a necessidade do arduino? se puder me envio um email 4rp0ck at gmail.com





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá... creio que se você utilizar um transistor da sim ... entretanto, com o arduino eu consigo colocar um período de espera .... porque senão ele ficará ligando do o tempo para o número...

      Excluir